segunda-feira, 25 de maio de 2009

A curandeira do Bucho Virado



►Muitas crianças eram levadas pelas suas mães a pessoas conhecidas para lhe curarem o olhado. A curandeira dizia:

Assim como a murta se abriu para o Menino Jesus passar e de novo se tornou a fechar e deste modo ninguém o viu, assim isto é bem verdade: Nosso Senhor desta maneira queira pró esta coelheira, este ventre e este bucho muito no seu lugar por toda a eternidade.”

Enquanto colocava sobre a barriga massajada uma folha de couve espalmada e a segurava com a ajuda de uma toalha de linho, em forma de cinta apertada, esconjurava 9 vezes, a modo de ladainha: “Coelheira vai ao teu lugar, bucho vai ao teu lugar.” Quando, passados alguns dias, a folha de couve estivesse seca, era sinal certo que o mal tinha passado e que a criança estava curada.

5 comentários:

  1. Isso não chega ser uma lenda!
    Quase perdi uma filha desse mal,que médicos nenhum conseguiam descobrir o que era
    Ela tinha dois anos,só uma curandeira devolveu minha filha de volta

    ResponderEliminar
  2. Isso não chega ser uma lenda!
    Quase perdi uma filha desse mal,que médicos nenhum conseguiam descobrir o que era
    Ela tinha dois anos,só uma curandeira devolveu minha filha de volta

    ResponderEliminar
  3. Funciona é verdade mesmo. Desvira o bucho , mas tem que fazer pelo menos uns 3 dias.

    ResponderEliminar
  4. Eu fui abraçar uma colega de trabalho e senti na hora um mexer estranho na minha barriga, senti algo estranho. Com o passar do tempo notei que era o bucho virado. Nunca imaginei que pegaria isso por um simples abraço. Por isso eu todos os dias fecho meu umbigo com espadrapo, para não pegar mais.

    ResponderEliminar
  5. É esparadrapo** eu errei ali em cima, deve colar no umbigo para não pegar energias ruins do ambiente.

    ResponderEliminar